há dias assim, uma mensagem vem atrás da outra e quando menos esperamos, ficamos entalados num pensamento que não nos larga. foi o que me aconteceu: entre outras coisas, fui pensando como resolver aquele problema que afinal não era problema porque não tinha solução.
comecemos pelo princípio: eu digo que ciência é o estudo da natureza, pelo que os verdadeiros cientistas nunca podem esquecer a natureza.
e alguém que podias ser tu diz: no meio de tantos cientistas, como saber quem é verdadeiro?
todos somos ou podemos ser cientistas. como em tudo na vida, é uma opção: uma sequência lógica de um somatório de factores.
e como reconhecer esse potencial?
foi assim que surgiu Hsci-f = v1*LER + v2*SUCESSO_ESCOLAR + v3*CURIOSO + ... + Vn*PERSISTENTE
à medida que acrescentamos parâmetros, confrontamo-nos com uma infinidade de variáveis cuja relevância se torna infinitésima. podemos formar vários conjunto possíveis de macro-variáveis, mas a minha aposta vai para:
HSci-f = c1*IDADE + c2*ADN + c3*SORTE
idade representa a experiência que se adquire com os sucessos e insucessos.
adn representa as características intrínsecas do indivíduo, como por exemplo apreciar a leitura.
sorte representa as características externas, nomeadamente na leitura, ter a oportunidade de ler, ter a oportunidade de folhear livros, existir uma atmosfera propícia à leitura, não aparecer o amigo errado na hora certa, etc.
chega de conjecturas. existem muitos pormenores que podem ser abordados, mas para já é suficiente. sobre este assunto, como em relação a muitos outros, manda o teu comentário para criarmos interacção sobre o tema.
e lembra-te: isto não é uma tese. todas as 800 páginas que eu escrevi sobre este tema estão agora no lixo :-)
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário