sábado, 19 de dezembro de 2009

p09t1219pt

parece que foi ontem, mas já passou uma semana e não reagiste à provocação. ou percebeste ou não. ou te interessa ou não. não interessa. desde que estejas bem.
o mundo, ou quem o habita, comunica das formas mais variadas, o que até pode considerar-se bom na medida em que a confrontação das divergências estreita laços sociais e culturais.
de algum modo pode considerar-se que uma linguagem focada em medidas comparativas, provavelmente mais técnica que social mas não obrigatoriamente menos social, é aquela que usa termos matemáticos.
entramos no domínio científico.
e quando falamos de valores absolutos, sejam eles graus centígrados ou farhenheit, metros ou polegadas, todos eles se podem traduzir nos outros e vice-versa, de acordo com as fórmulas de transformação que os definem e os interligam nas suas diferenças e semelhanças.
mas existe um valor absoluto que é muito usado e talvez por isso é usado muitas vezes erradamente. talvez saibas bem a diferença, mas eu andava errado há muito tempo até que fui devidamente informado e agora posso dizer-te claramente para te dar a oportunidade de me dizeres: olha! há muito tempo que eu sei disso!
concretizando: os biliões, aquele número que até é mais usado eventualmente nos mercados financeiros, usa-se em várias situações distintas com uma subtil diferença de zeros.
vejamos o caso dos habitantes da terra. quando se fala da china, estima-se grosseiramente que tem mil milhões de habitantes. fixemo-nos nos mil milhões.
ajuda-me, se consegues confirmar ou desmentir esta informação. nos outros países, não imagino qual o significado de bilião, mas posso dizer-te o que é um bilião em portugal:
um bilião é um milhão de milhões, ou seja, quando esgotamos as unidades até ao milhão, criamos o bilião.
por isso, mil milhões são mil milhões. um bilião é um milhão de milhões.
e tu dizes: passei uma semana à espera disto?
e eu digo: estamos de acordo ou estou enganado?
e tu dizes: e isso interessa para quê?
e eu digo: não sei, mas era bom que o bilião fosse igual para todos em qualquer parte do mundo
e tu dizes: e agora, fico à espera de que assunto até à próxima semana?
e eu digo: obrigado se não te importas de esperar. deixa-me ver. pode ser sobre o natal?
e tu dizes: e porquê sobre o natal?
e eu digo: já reparaste que o próximo sábado é dia de natal?
e tu dizes: claro que já reparei, pára de gozar comigo
e eu digo: não estou a gozar contigo. feliz natal
e tu dizes: ...

Sem comentários:

Enviar um comentário